
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA


HISTÓRIA DAS RELIGIÕES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS
Ministrante
Prof. Drª. Angélica Aparecida Silva de Almeida
Ementa:
A história das religiões é um campo de estudo fascinante que investiga as crenças e práticas religiosas ao longo do tempo que moldaram e continuam a moldar a humanidade. No entanto, apesar da importância do tema, muitas vezes nos deparamos com críticas no meio científico e na sociedade em geral, evidenciando a existência de uma crise de interesse pela área, nos levando a questionar quanto a real “serventia” ou “utilidade” do conhecimento que produzimos. Para alguns, a propagação dessas ideias pode levar ao comprometimento de financiamento para as pesquisas e à marginalização dos estudiosos que se dedicam a ela. Frente a isso, um questionamento precisa ser colocado: Seria, de fato, importante estudar a história das religiões? Se levarmos em consideração o Brasil onde 90% da população declara acreditar em Deus e mesmo a Europa, onde sucessivas crises de fé ocorreram, mas a religiosidade não foi suprimida, podemos afirmar que sim. A proposta desse curso é exatamente analisar a importância desse tema de pesquisa, as principais contraposições desenvolvidas ao longo dos anos que contribuíram para relativizar a importância desse campo de estudos e apresentar de modo crítico os principais desafios no estudo da história das religiões, baseados na literatura especializada no tema e na experiência da proponente obtida na submissão de artigos e propostas em congressos, atuação em bancas de pós-graduação, orientações, coordenação de simpósios temáticos, parecerista de periódicos onde pode-se perceber muitas das fragilidades das pesquisas e dos discursos empreendidos para a apresentação dos resultados obtidos.
HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA EM NITERÓI
Ministrante
Prof. Me. Antônio Seixas (Doutorando em História/ PPGH - UNIVERSO)
Ementa:
Niterói guarda exemplares de diferentes estilos arquitetônicos, do jesuítico ao contemporâneo, tombados por sua importância para o Patrimônio Cultural Brasileiro. O objetivo do curso é apresentar marcos da arquitetura civil, militar e religiosa emblemáticos para a história da antiga capital fluminense.
Datas: 14 e 16 de maio.
Horário:
Aula 1: Jesuítico, Barroco e Neoclássico.
Aula 2: Eclético, Moderno e Contemporâneo.
Datas: 9 e 11 de abril.
Horário:19h até 20h30
CONHECENDO O PÓS-ABOLIÇÃO COM TATA TANCREDO:
DA PRIMEIRA REPÚBLICA ATÉ A DITADURA CIVIL-MILITAR (1905-1979)
Ministrante
Prof. Me. Diego Uchoa de Amorim (Doutorando em História Política, Movimentos Sociais e Memória, UNIVERSO)
Ementa:
A proposta do curso nasceu da intenção em levar a diferentes sujeitos e espaços algumas impressões iniciais frutos da pesquisa durante estes primeiros meses de doutoramento: O General da Banda nos Anos de Chumbo: Entre a Política, o Samba e o Axé (1964-1979) – ligada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO, Niterói/RJ). Depois de finalizar um mestrado recentemente sobre a trajetória de Tancredo da Silva entre os anos 1934 e 1968, neste momento junto com o público desse minicurso, nosso objetivo é apresentar a trajetória de Tancredo da Silva Pinto, umbandista, escritor, compositor de música popular, sambista e um dos grandes nomes da luta pela liberdade religiosa no Brasil a partir do prisma dos estudos do Pós-abolição nas Américas. Sempre com o cuidado metodológico, teórico e historiográfico de se afastar das teses que se capilarizaram nas ciências humanas e sociais no país durante o século XX na qual a população liberta e seus descendentes aparecem como “largados à própria sorte” e silenciados enquanto sujeitos importantes na vida da sociedade brasileira quando, ao contrário, mesmo sob os desafios da Primeira República, as modernizações dos anos Vargas e as instabilidades políticas institucionais das décadas de 1950 e 1960 até os duros anos da Ditadura Civil-militar, esses homens e mulheres protagonizaram processos de criação, atuação e disputas de espaços, políticas, culturais e religiosas centrais nas grandes cidades do Sudeste, do Brasil e do Atlântico Negro. Tata Tancredo foi um desses homens e se debruçar sobre sua trajetória a partir de análises de fontes, referências bibliográficas e contextualizações históricas será uma verdadeira oportunidade de conhecer melhor os debates do Brasil republicano do último século em suas nuances políticas, culturais e religiosas.
Datas: 11 e 13 de junho
Horário:19h até 20h30
CURADORIA DE EXPOSIÇÕES
Ministrante
Prof. Dr. Thiago Fernandes
Ementa:
O curso apresenta o processo de concepção e montagem de exposições, com ênfase em artes visuais, explorando aspectos teóricos e práticos da prática curatorial mediante estudos de caso. Serão discutidas as funções do curador e dos demais profissionais envolvidos na criação de uma exposição, as etapas do processo curatorial e os elementos que compõem uma exposição.
Datas: 13 e 15 de agosto.
Horário:19h até 20h30
Aula 1: O espaço expositivo e a prática curatorial.
Aula 2: Estudos de caso: Funk: um grito de ousadia e liberdade (Museu de Arte do Rio)
Meu Lugar (exposição itinerante do Museu de Arte do Rio) e Monumental – Paul Setúbal (Museu Bispo do Rosário).
%2020_16_18_75be0daa.jpg)
DIMENSÕES DO REGIME VARGAS: ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS
Ministrante
Prof. Me. José Antonio de Andrade (doutorando em História, PPGH/UNIVERSO)
Ementa:
O regime Vargas é, sem dúvidas, um dos períodos mais intrigantes e originais da história nacional. Iniciado por um processo de ruptura do pacto político, como muitos outros momentos da nossa história, este guarda sua genuinidade no fato de ter incorporado ao processo político as camadas populares, ainda que de uma forma muito particular. O objetivo proposto para o curso é a discussão desse processo, desde os acontecimentos que desencadearam a revolução (foi uma revolução?), as ações do regime em si e suas legitimações e quais foram seus desdobramentos ao longo das décadas seguintes da política brasileira, dialogando entre rupturas e continuidades.
Datas: 10 e 12 de setembro.
Horário: 19h às 20h30.
Aula 1: A política e a sociedade na Primeira República: a democracia das elites.
Aula 2: O regime Vargas: autoritarismo e justiça social.
ASPECTOS DAS VIVÊNCIAS POLÍTICAS DE FREI CANECA NO SÉCULO XIX
Ministrante
Ministrante: Francisco de Assis Severo
Ementa:
O curso visa analisar as vivências de Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca, pontuando aspectos de sua história a partir da bibliografia da análise do discurso. Visando, ao longo das aulas, compreender o seu contexto social e problematizar alguns elementos da biografia desse agente histórico para sistematizar suas ações políticas através da teoria do discurso. Esta estratégia metodológica visará identificar como a linguagem política, reverberada em sua época, serviu para moldar sua cognição acerca do seu contexto, contribuído para o desenvolvimento de sua cultura política e atuação como líder da Confederação do Equador em 1824.